sábado, 23 de julho de 2016

EDUCAÇÃO : TCE proíbe concursos públicos em municípios de PE até o fim de 2016

Tribunal determinou também a suspensão de seleções em andamento.
Hoje,128 das 184 prefeituras gastam com pessoal mais do que limite legal.

Tribunal de Contas de Pernambuco (Foto: Divulgação)
Tribunal de Contas de Pernambuco (Foto: Divulgação)
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) enviou aos 184 municípios de Pernambuco um alerta de responsabilização e informou que está proibida a realização de concursos públicos até o fim de 2016, ano de eleições para prefeito e vereador. De acordo com o alerta, aprovado pelo Pleno do TCE na quinta-feira (21), as prefeituras também devem suspender os certames em andamento.
 Devem cumprir essa determinação principalmente as prefeituras que que estiverem desrespeitando o limite da despesa com pessoal, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Atualmente, 128 cidades do estado extrapolam essa norma e gastam com servidores mais de 54% das receitas líquidas correntes. O alerta informa que até mesmo as prefeituras que estiverem enquadradas do ponto de vista da gestão fiscal só poderão abrir e  homologar a seleção pública ou nomear os aprovados a partir de janeiro de 2017.
Pela LRF, os municípios poderão comprometer, no máximo, 54% de sua receita corrente líquida com a folha de pessoal. A justificativa da maioria das prefeituras para extrapolar essa barreira, de acordo com o TCE, é  a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Conforme o presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Porto, trata-se de uma exigência prevista no parágrafo único do artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o TCE,  o alerta foi enviado em função do período eleitoral e dos últimos meses da gestão municipal. O parágrafo único do artigo 21 da LRF veda aumento de despesa com pessoal nos últimos seis meses do mandato do prefeito.
A assessoria de comunicação do Tribunal de Contas informou que a Coordenadoria de Controle Externo acompanhará o cumprimento do alerta. Ele será obrigatoriamente analisado nas contas de 2016. As penalidades para quem descumprir o limite são a possível rejeição das contas pelo TCE e a aplicação de multas ao gestor.
FONTE : G1 PERNAMBUCO

CULTURA : Marília Mendonça adia show no Recife

Marília Mendonça teve uma estafa e adiou o show na festa "Me Abraça, Me Beija".
Foto: Reprodução


Conforme o site RJ antecipou, foi mesmo cancelado o show de Marília Mendonça no Recife. A produção adiou a apresentação, que aconteceria neste sábado (23), no Clube Português. A festa foi remarcada para o dia 13 de agosto, e agora será Clube Internacional. 

Marília, que foi internada na última quarta (20) com suspeita de pneumonia, foi diagnosticada com princípio de estafa. Apesar de ter recebido alta hospitalar, ela vai passar o fim de semana descansando com a família, em Goiás. Todas as atrações da festa, que inclue Joelma, Leo Guilherme e Banda Kiamo, toparam adiar suas apresentações em solidariedade à cantora sertaneja.

Os mesmos ingressos serão válidos para a nova data da festa. Quem desejar o reembolso, a devolução acontecerá na próxima quarta (27), das 14h às 17h, na bilheteria do Clube Português. Mais informações: (81) 3231.5400.

FONTE : BLOG DA ROBERTA JUNGMANN

TECNOLOGIA : Lançamento » Samsung anuncia pulseira inteligente Gear Fi2 no Brasil

O modelo é resistente à água, poeira e tem monitoramento automático de atividades físicas

O produto é conectado aos  widgets de atividades físicas dos smartphones da marca.
Foto: Divulgação/Samsung.
O produto é conectado aos widgets de atividades físicas dos smartphones da marca. Foto: Divulgação/Samsung.



A pulseira esportiva inteligente, o Gear Fit2, foi lançada no Brasil ao preço de R$ 1.300, nesta segunda, pela Samsung. O produto vem com GPS integrado, reprodutor de músicas, 4GB de memória interna e um monitor de frequência cardíaca (HRM). A companheira de atividades físicas está disponível nas cores rosa, azul e preta no site de vendas da marca.

Com tela SuperAMOLED, design ergonômico e confortável a Gear Fit2 é resistente à água e poeira. "Esse será um facilitador para quem busca um estilo de vida mais saudável, pois ele utiliza a tecnologia para potencializar as atividades físicas, fazendo com que elas fiquem mais assertivas", conta o gerente Sênior de Produto da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini.

A Fit2 permite receber e responder notificações e apresenta um recurso de monitoramento automático de atividades, que registra o exercício apenas com o movimento inicial do usuário. A pulseira inteligente ainda possui um sistema de transferência de dados para aplicativos fitness, como, por exemplo, o SHealth, da própria Samsung.

Especificações técnicas
Display curvado Super AMOLED de 1.5”,  216 x 432
Processador Dual Core (1 GHz)
Memória de 512 MB (RAM) / Armazenamento de 4 GB
Conectividade Bluetooth® v 4.2 e sensores: acelerômetro, giroscópio, HRM, GPS integrado, barômetro
Dimensões 24,5 (L) x 51,2 (P) mm
Peso: Pequeno: 28g; Grande: 30g
Bateria de 200mAh
Compatibilidade Android 4.4/ RAM 1.5 GB

Recursos Adicionais
Notificações (redes sociais, chamada, e-mail, aplicativos, agenda)
Pequeno (tamanho do pulso: 125 ~ 170mm)
Grande (tamanho do pulso: 155 ~ 210mm)
Certificado IP68 (até 30 minutos em até 1,5m de água)
Reprodutor de música autônomo

FONTE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

MURAL DE RECADOS