terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SAÚDE : Carne de porco não transmite doença que acometeu Leonardo

Segundo especialista, contágio pode ser causado por alimento regado com água contaminada por fezes humanas

Creative Commons/Wikipedia Cuidados e muita atenção devem ser tomados ao comprar carnes, pois é importante primar por procedência Creative Commons/Wikipedia

Neurocisticercose é uma palavra que, recentemente, tem sido bastante comentada, aliada ao caso do ex-jogador do Sport Clube do Recife, Leonardo, que se encontra internado, em estado grave. Por conta disso o consumo da carne suína começou a ser questionado. 
“Ao contrário do que muitos dizem, o cisticerco não é transmitido pelo porco. O animal é vítima do ser humano”, explica o médico veterinário e pesquisador, Nelson Batista. O profissional esclarece que a contaminação acontece em um ciclo em que o suíno ingere fezes do ser humano contaminada com os ovos da Tênia Solium - conhecidas por parasitarem o intestino delgado do homem -, ficando o animal contaminado com o cisto. Sua carne passa a apresentar uma espécie de verruga, “conhecidas no interior como carne com 'pipoquinha' ou carne de pérola”, explica.
“A carne mal cozida irá provocar a tênia, mas não o cisto. Já o que causa a cisticercose [atinge os músculos] ou a neurocisticercose [atinge o cérebro] é a ingestão de alimentos regados por água contaminada com fezes humanas, afinal o homem infectado com a tênia transmite a cisticercose”. O médico veterinário ainda explica que também há a forma de contaminação vertical, em que o próprio ser humano pode se contaminar, caso ele mesmo tenha contato com suas fezes com tênia por via oral. 
O profissional esclarece: qualquer animal pode ser contaminado com o cisto, caso ingira ovos de tênia oriundos das fezes humanas, o que significa que essas características apresentadas na carne dos suínos pode aparecer nas bovinas. “A carne contaminada pode causar a tênia, mas somente os ovos ou larvas podem causar o cisto e isto só é encontrado na água ou fezes”, esclarece.    
Quais cuidados devem ser tomados na hora de comprar carnes
Apesar disso, a médica veterinária Naiara Nascimento explica que é possível comer carnes sem correr risco, mas reafirma a necessidade de consumir o produto de procedência. “O primeiro passo é verificar se o produto está embalado adequadamente e se há selo da fábrica ou etiqueta do comércio atacadista”, esclarece. A profissional explica que neste rótulo é necessário conter informações como qual é o produto, marca, data de fabricação e validade. “Além dessa característica, é muito importante que sejam verificadas a cor da carne [descartar as pálidas ou esverdeadas], textura e se há líquido dentro da embalagem, pois ele é um local propício para acumulo e proliferação de bactérias”. 
A médica deixa claro que é importante primar pela certificação das carnes, afinal, toda indústria e abatedouro legal possui este tipo de registro de inspeção, seja ele federal [Serviço de Inspeção Federal – SIF], estadual [SIE] ou municipal [SIM]. “Esses cistos presentes em algumas carnes se configuram, geralmente, em carnes de feiras ou provenientes de abatedouros clandestinos, pois em abatedouros certificados este tipo de carne é condenada, não sendo possível ser vendida”, pontua.

FONTE : PORTAL LEIA JÁ

 

ELEIÇÕES 2016

O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.
Nas Eleições 2016 os eleitores brasileiros vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores, membros que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.
O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.
As Eleições Municipais acontecem no Brasil de quatro em quatro anos.

Data das Eleições

O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016. O calendário das Eleições Municipais de 2016 no Brasil foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de novembro de 2015.
DataEventos
2 de outubro de 2015Último dia para alteração de domicílio eleitoral dos candidatos.
4 de maio de 2016Final do prazo para os eleitores solicitarem a inscrição ou alterações do título eleitoral.
5 de julho de 2016Data limite para os partidos e coligações registrarem seus candidatos.
3 de agosto de 2016Último dia para o eleitor fora do seu domicílio eleitoral requisitar a 2ª via do título eleitoral.
22 de setembro de 2016Data limite para o eleitor, no seu domicílio eleitoral, solicitar a 2ª via do título de eleitor.
2 de outubro de 2016Primeiro Turno (das 08h às 17h - horário local)
30 de outubro de 2016Segundo Turno (das 08h às 17h - horário local)

Candidatos das Eleições de 2016

O site Eleições 2016 disponibilizará informações sobre possíveis candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador das principais cidades do Brasil.
Até que sejam oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral todos os possíveis candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador serão considerados pré-candidatos.

Guia do Eleitor

Sobre o site Eleições 2016

O site Eleições2016.com.br não está relacionado a nenhum órgão governamental, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista, e também não representa o site oficial das Eleições 2016.
O site não realiza nenhum tipo de propaganda eleitoral. O site irá disponibilizar apenas com o caráter informativo, dados sobre possíveis candidatos nas Eleições Municipais de 2016
O site não realiza nenhum tipo de levantamento de opiniões ou enquetes, e não realiza nenhum tipo de pesquisa eleitoral prevista no artigo 33 da Lei nº 9504/97.

FONTE : ELEIÇÕES 2016

COTIDIANO : Paulista North Way Shopping tem 45 vagas de emprego

Inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro

 

Paulista North Way Shopping possui 45 vagas de emprego. São 25 para os cinemas e 20 para a Beer Store, que funcionará no antigo casarão da fábrica Aurora. Os dois empreendimentos devem iniciar suas operações ainda esse semestre.
As obras do Cinesystem que será inaugurado no Paulista North Way Shopping já entraram na etapa final e a exibidora começa agora a selecionar os profissionais que farão parte do time de atendimento. Ao todo, 25 vagas para o cargo de Atendente estão abertas e os currículos devem ser enviados até o próximo dia 20 de março para o e-mail curriculo.paulista@cinesystem.com.br.
Já as 20 vagas para a Beer Store são para os cargos de atendente, balconista, auxiliar de cozinha e garçon. Os e-mails com currículos devem ser enviados para beerstorepe@hotmail.com com o título da vaga.

FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

 

POLÍTICA : OPOSIÇÃO DE OLINDA SOLICITA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CARNAVAL 2016

#‎VeradorArlindoSiqueira‬ ‪#‎PSL‬ ‪#‎PorVocêEporOlinda‬ ‪#‎AVozDoPovo‬ ‪#‎TrabalhandoPorOlinda‬ ‪#‎TáNaHoraDeMudar‬

A bancada de oposição da cidade de Olinda, requereu na manhã de hoje (16), à Prefeitura do município, esclarecimentos sobre os gastos com o Carnaval deste ano. Segundo os vereadores Arlindo Siqueira (PSL), Jorge Federal (PMDB), Jesuíno Araújo (PSDB), e Ricardo Sérgio (Riquinho); o Prefeito deve enviar essas informações à Casa Bernardo Vieira de Melo no prazo de 30 dias.
Entre as demandas de informações apresentadas pelos oposicionistas, destacam-se:
1. Quais foram os serviços executados neste período festivo;
2. Quantas e quais orquestras de frevo e blocos estiveram nas ruas, e se receberam algum pagamento;
3. Quais blocos, clubes e troças receberam subvenção à primeira parcela;
4. Detalhamento dos custos com a decoração do carnaval, informando as empresas contratadas;
5. Qual modalidade de licitação foi utilizada para a contratação das empresas;
6. Valor pago por shows;
7. Valor cobrado por espaço comercializado;
8. Valor arrecadado por comercialização de espaço;
9. Quantas pessoas foram contratadas para trabalhar durante o período momesco, quantitativos com nomes dos contratados, valores acertados para pagamento pelo serviço prestado, e locais de trabalho de cada profissional;
10. Cópias dos empenhos globais e subempenhos, cópias de cheques e notas fiscais.
11. Relação dos patrocinadores, com valores pagos;
12. Valor total arrecadado;
13. Balancete com especificação de receitas, despesas e resultados.

Além do prefeito Renildo Calheiro, essas informações também foram encaminhadas ao Secretário da Fazenda e da Administração, João Alberto Faria; e ao Secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão.

FONTE : VEREADOR ARLINDO SIQUEIRA

SAÚDE : Vírus Zika, chicungunha e dengue: saiba diferenciar

Por terem sintomas muito parecidos, essas doenças podem ser facilmente confundidas

As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti / Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem

As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem


 

Você sabe diferenciar a infecção por zika vírus (que está sendo associada ao aumento do número de casos de microcefalia em recém-nascidos) da dengue ou da febre chicungunha? Por terem sintomas muito parecidos, essas doenças podem ser facilmente confundidas. Originário da África, o zika vírus foi detectado pela primeira vez na América Latina em abril deste ano, em moradores de Camaçari, na Bahia. Para orientar a população e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, a infectologista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vera Magalhães explica que a transmissão das três doenças ocorre pela picada dos mosquitos Aedes aegypti.
Segundo a profissional, a dengue, febre chicungunha e zika vírus são clinicamente muito parecidos. "O paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo", explica Vera, que ressalta ainda que o diferencial do zika é a presença de uma coceira mais intensa na pele acompanhada de conjuntivite. Em abril, a zika era considerada a mais branda dessas infecções, muito antes de se ventilar a hipótese de ela estar relacionada à grave condição da microcefalia, em que o crânio é menor do que o normal, causando na maioria dos casos sequelas motoras e cognitivas para toda a vida. Pernambuco atualmente é o que registra mais casos: 268 de um total de 399 em todo o País.
No caso da febre chicungunha, os sintomas incluem o início súbito de intensa artralgia (dor nas articulações) e febre acima dos 39 graus. O vírus causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor nas articulações, especialmente dos pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pessoas de qualquer idade ou sexo podem ser afetadas pelo vírus, mas os sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos.
Já os sintomas da dengue são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. "A dengue, se não tratada, pode levar ao agravamento do quadro", explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue em Pernambuco, Claudenice Pontes.
A infectologista destaca que a dificuldade em distinguir as três doenças também é sentida pelos médicos. "Só com a realização de exames é possível identificar exatamente qual a doença do paciente. Sendo assim,  a orientação é que, ao apresentar qualquer sintoma atípico, as pessoas procurem o posto de saúde", diz Vera. O resultado do exame sorológico, que tem segurança de 100% (diferentemente do teste rápido), é apresentado em cinco dias.

 FONTE : JC ONLINE

MURAL DE RECADOS