domingo, 9 de fevereiro de 2014

GOIANA POR OUTRO ANGULO

Este registro abaixo, de fotos foi realizado num domingo pela manhã por entre as ruas da Vila Mutirão, onde podemos ver que foram homenageados algumas artistas nacionais e pessoas ilustres de Goiana. Também pude observar a falta de saneamento na grande maioria das ruas, e em muitas delas crianças expostas a esgotos, brincado com lama e fezes num mundo totalmente sub-humano e bem pertinho das nossas casas. Nesta jornada fotográfica tive a oportunidade de conversas com algumas mães e fiquei muito chocada com alguns relatos. Eles só clamam pelo básico, não pedem televisores de led, nem tampouco Smartfones, apenas uma qualidade de vida melhor com ruas calçadas e uma atenção por parte das autoridades. Mas encontrei nas feições sofrida destas pessoas uma humildade, um acolhimento carinhoso na nossa chegada, uma necessidade de receberem atenção e afeto... junto com a felicidade de sempre estarem propensas a acreditar em dias melhores, numa cidade que hoje é intitulada de "Terra das Oportunidades". Veja mais fotos abaixo.
RUA ARNALDO FERREIRA

RUA ARNALDO FERREIRA

RUA CARLOS ALEXANDRE

RUA CARLOS ALEXANDRE

RUA CLARA NUNES

RUA CLARA NUNES

RUA CORONEL CARUÁ

RUA CORONEL CARUÁ

RUA DA IGREJA

RUA DA IGREJA

RUA EVALDO BRAGA

RUA EVALDO BRAGA

RUA GILVAN MENEZES

RUA GILVAN MENEZES

RUA LUIS GONZAGA

RUA LUIS GONZAGA

RUA RAUL SEIXAS

RUA RAUL SEIXAS

RUA TEIXEIRINHA

RUA TEIXEIRINHA

RUA VICENTE CELESTINO

RUA VICENTE CELESTINO
FONTE : GOIANA TV

OLINDA : FEDERAL E ARLINDO QUEREM QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DE JOAB

Quebra De Sigilo Bancário
VEREADOR JOAB TEODOR (PRP)

Caso se confirme a informação de que o vereador Joab Teodoro (PRP) retirou a sua assinatura de apoio à instalação da CPI para apurar as obras inacabadas das gestões do PCdoB (Renildo Calheiros e Luciana Santos) em Olinda, por ter sido“cooptado pelo prefeito Renildo Calheiros”, conforme informou o coordenador do Movimento Acorda Olinda, Carlos Baratta, no seu perfil no Facebook ((https://www.facebook.com/carlosbaratta), os vereadores Arlindo Siqueira (PSL) e Jorge Federal (SDD) irão pedir ao Ministério Público que investigue o fato.

Num comentário no Facebook, Arlindo Siqueira diz: “Caso verdade, vou a Justiça para quebrar o sigilo telefônico e bancário” (do vereador Joab) “e tratar igual ao caso de Caruaru”, onde dez vereadores foram presos, sob a acusação de corrupção. Na mesma rede social, Jorge Federal comentou: “Ratifico as palavras do vereador Arlindo Siqueira. Se isso for verdade, vamos pedir ao Ministério Público que investigue o que houve nessa reunião do Governo Municipal com os dois vereadores. Não podemos aceitar a ditadura que se vislumbra apresentar neste momento em Olinda. Calar a boca do povo através se seus representantes de forma imperiosa.


FONTE : BLOG OLINDA HOJE 

CULTURA : Frevo completa 107 anos de muito fervor

Uma extensa programação durante todo o dia está marcada nas duas cidades para celebrar o aniversário

Daniel e Clara demonstram na dança a
paixão pelo ritmo

Criado no fim do século 19, o Frevo é uma versão evoluída dos dobrados tocados pelas bandas marciais, tão populares, que tomavam as avenidas naquela época. O hábito de ganhar as ruas permanece até hoje, tradição que se torna ainda mais frequente nos dias que antecedemo Carnaval. Já é hora de frevar. E para quem quer antecipar a folia neste domingo (9), quando se comemora o Dia do Frevo, deverá ficar atento às programações de Olinda e Recife que homenagearão os 107 anos do mais famoso ritmo pernambucano.
Na Cidade das Pontes, as atividades carnavalescas serão bastante variadas, para que ninguém fique de fora das brincadeiras. Logo cedo pela manhã, a partir da 7h, será organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, um espaço para piquenique no Marco Zero. Uma orquestra de frevo estará no local e irá executar os grandes clássicos do ritmo. Como também, mesas e cadeiras para que os recifenses e turistas possam aproveitar a brincadeira, além de barraquinhas de comida.
Os ciclistas que utilizam as ciclofaixas do Recife também não estarão de fora da festa, eles poderão comemorar a data a caráter e com as bicicletas enfeitadas. A brincadeira terá um propósito: às 11h, acontecerá um concurso que premiará as melhores fantasias e as bicicletas mais decoradas. Os vencedores ganharão prêmios da Reciclo Bike. Para quem não quer estar no meio da folia, os espaços dos polos das Academias da Cidade estarão abertos neste final de semana. Ainda no Recife, acontecerá a partir das 15h, um cortejo com oito agremiações e dez orquestras. Clarinadas convocarão os foliões para os pontos de partidas que serão na rua da Moeda e na avenida Rio Branco. De lá, os grupos sairão para se encontrar na Praça do Arsenal, onde a festa continuará com a inauguração do Paço do Frevo às 18h.
Já em Olinda, o Dia do Frevo será comemorado com recorde. É que para marcar a data especial, que evidencia a mania do pernambucano de afirmar que tem o maior Carnaval do Mundo, acontecerá a Maior Dança de Frevo do Mundo. O objetivo do evento é reunir, pelo menos, 250 passistas no Pátio de São Bento, que dançarão juntos, por cinco minutos, os passos mais importantes do Frevo. A ação, que terá início às 14h, será gravada e deverá ser colocada no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais. Para o passista e professor de Frevo há 11 anos, Daniel Dias, o evento evidenciará a importância do ritmo para o mundo inteiro. “Estarei entre os passistas durante o evento que será recorde”, comentou. O dançarino é um dos 140 integrantes da Companhia Brasil por Dança, existente há 25 anos. Muitos passistas do grupo estarão espalhados pelas duas cidades no dia do Frevo e durante todo o Carnaval, quando os dançarinos mostrarão o Passo, dança do Frevo, nas coreografias que vêm sendo ensaiadas desde o primeiro semestre do ano passado.

Carnaval De Goiana 2014 : Bloco OZ Complicadoz & Az Problemáticas desfilam em Carne De Vaca



E o Blog Litoral Norte Estará realizando toda a cobertura deste carnaval 2014 da Praia de Carne De Vaca - Goiana/PE

Goiana: Falta infraestrutura para andamento de indústrias

Acessos aos polos na Mata Norte e atendimento básico precário, como abastecimento de água, dificultam negócios.
Componentes prioritários que deveriam antecipar as demandas dos polos em implantação no município de Goiana, na Mata Norte, seguem em tempos descoordenados com a realidade industrial do local. Acessos à cidade e aos polos, como também o atendimento básico às indústrias, como abastecimento de água, prometem avançar, mas sempre atrás da necessidade.
As indústrias agendadas para operar neste ano, como Fiat, Vivix e Empresa Brasileira de Hemoderivados e Tecnologia (Hemobrás), também não conseguiram despertar fortemente o comércio de Goiana, por exemplo. Itens como infraestrutura de esgotamento sanitário começam a sair do papel atualmente, no mesmo ano em que mais de 5 mil pessoas já estão entregando as plantas industriais. 
Para chegar a Goiana, a principal via de acesso é a BR-101 Norte, com todos os entraves do caminho. O crítico trecho engarrafado em Abreu e Lima é exemplo. A solução é o burocrático Arco Metropolitano, que depois de empurra-empurra entre governo do estado e governo federal, terá R$ 1,5 bilhão dos fundos unicamente da União para construir 77 quilômetros de estrada que vai ligar às BRs 101-Sul e 101-Norte, de Goiana ao Complexo Industrial Portuário de Suape.

A presidente Dilma Rousseff chegou a confirmar o aporte federal na rodovia, mas a licitação ainda não foi publicada. Essa nova rota foi, inclusive, uma das contrapartidas do governo para trazer a Fiat para a Mata Norte e sair do planejamento inicial, que era instalar-se em Suape. A diretoria de Relações institucionais da Fiat integra o Arco no plano logístico da montadora. “Sabemos que há alternativa, mas o arco é fundamental”, disse o diretor na unidade, Antonio Sergio Mello, em recente evento da Fiat em Pernambuco. O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) confirmou que o edital será publicado “em breve”.

A burocracia do Arco gerou uma demanda do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Mais de 270 quilômetros de rodovias foram pensadas em dez rotas de acesso à Goiana, entre implantação e restauração de estradas estaduais para apoio aos polos. Mas a demanda é atual. A planta da Vivix, âncora do Polo Vidreiro de Goiana, está em fase de teste. Na operação, ainda neste semestre, cerca de 90 carretas trafegarão diariamente no entra e sai da empresa.

E outro ponto provoca entraves logísticos. O acesso interno do Polo Vidreiro é compartilhado com o Polo Farmacoquímico, ambos à margem da BR-101. Porém, o acesso construído depois de três licitações possui via única de duas faixas em uma extensão de 2 quilômetros até a entrada da Hemobrás, passando em frente à Vivix. Como se não bastasse, a equipe do Diario flagrou, por diversas vezes, caminhões supostamente de fornecedores da empresa, estacionados na via, ocupando uma das faixas e obrigando o fluxo de saída, inclusive da Hemobrás, a passar para a faixa contrária. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco, responsável pela obra, nenhuma via complementar está nos planos para o local.

Fechando o débito com o polo de fármacos, não há abastecimento de água. As obras para implantação dos sistemas foi dividida. O bloco externo já teve obras iniciadas e previsão de entrega em 2014, sob responsabilidade da Compesa. Já a segunda etapa, que vai levar água para as indústrias, não há sequer projeto executivo, em elaboração por parte da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper). Enquanto isso, a Hemobrás continua as obras com abastecimento de água de poço perfurado com investimentos próprios.

Fonte: Diário PE

Goiana: Mulheres quilombolas da Mata Norte são qualificadas para produzir artefatos para a Fiat


A Secretaria da Mulher de Pernambuco, representada pela coordenadora regional da Mata Norte, Otenilda Oliveira, participou da Aula Inaugural do Curso de Corte e Costura Industrial, realizada na comunidade quilombola São Lourenço, em Goiana, na Mata Norte. A comunidade é reconhecida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombolas.

O evento deu início a um programa de formação e seleção de quinhentas profissionais, que serão absorvidas pela empresa Lear, fábrica que está sendo implantada em Goiana, com a finalidade de confeccionar os estofados para os veículos da Fiat, que se instalou naquela região.

Inicialmente serão capacitadas 39 mulheres e 01 homem das comunidades de Tejucupapo, Pontas de Pedras e Quilombolas São Lourenço, localizadas em Goiana.

Esse processo de qualificação de pessoas é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e da Secretaria da Mulher (SecMulher-PE); o município de Goiana, através da Agência de Desenvolvimento (AD-Goiana); e o Senai.

A coordenadora Otenilda Oliveira expressou a importância da participação da SecMulher-PE neste processo de empoderamento, busca da autonomia financeira, qualificação profissional e elevação da autoestima das mulheres da Região da Mata Norte de Pernambuco. Ela recomendou, ainda, às participantes,que se esforcem durante o processo de qualificação, pois, além de conquistarem um espaço no mercado de trabalho, contribuirão para uma sociedade pernambucana com maior igualdade entre homens e mulheres.

Para a participante do curso Jadenilda Guedes, de 36 anos : “É muito importante participar deste curso, e para mim será uma experiência muito boa, pois já trabalho com máquina de costura. A empresa LEAR, que faz os estofados dos carros para a FIAT, vem dar oportunidade de trabalho a nós, mulheres. Tenho grande expectativa de ser uma das sete mulheres selecionadas para trabalhar na empresa, e assim ter uma nova vida para mim e para meus dois filhos.”

Fonte: Assessoria da Secretaria da Mulher

MURAL DE RECADOS